SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A Maturidade para a Escolha Profissional em Adolescentes do Ensino MédioAtitude Religiosa e Percepção Ontológica do Tempo: Um Estudo Correlacional com Pacientes com Insuficiência Renal Crônica em Hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

JAHN, Guilherme Machado  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. A Religiosidade em Adolescentes Brasileiros. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 38-54. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1541.

A religiosidade tem sido considerada importante fator de proteção na adolescência, associada inversamente a comportamentos de risco. Este estudo exploratório teve por objetivo investigar a religiosidade em adolescentes brasileiros. Participaram 2573 jovens, 58,1% meninas e 41,9% meninos, com idades entre 12 e 18 anos (M=15,67; DP=1,45), estudantes de escolas públicas das cinco regiões do país: Fortaleza (nordeste), Belém (norte), Vitória e Grande Vitória (sudeste), Hidrolândia (Goiás, centro-oeste), Porto Alegre e Rio Grande (sul). Os participantes responderam ao Questionário da Juventude Brasileira, que investiga fatores de risco e proteção, e para este estudo foram utilizadas as questões sociodemográficas e sobre religião, e uma versão adaptada da Escala de Religiosidade. Foram observadas médias mais altas nos escores na Escala de Religiosidade entre as meninas e entre os adolescentes mais velhos, assim como diferenças significativas entre as regiões do país e entre os tipos de religião. A religião mais frequente entre os participantes foi a católica. Houve predomínio de aspectos pessoais da religiosidade, indicando uma vivência mais intrínseca da religião. Diferenças regionais podem refletir aspectos culturais, que devem ser investigados em estudos futuros.

Palavras-chave : religião e psicologia; adolescentes; religiosidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License