SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A Religiosidade em Adolescentes BrasileirosRepresentações de Gestantes Adolescentes do Sul do Brasil sobre o bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

ALVES, Afranio Batista  e  AQUINO, Thiago Antonio Avellar de. Atitude Religiosa e Percepção Ontológica do Tempo: Um Estudo Correlacional com Pacientes com Insuficiência Renal Crônica em Hemodiálise. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 55-68. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1554.

O objetivo do presente estudo foi identificar a relação entre religiosidade e percepção ontológica do tempo em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise. A pesquisa foi realizada em uma clínica particular de nefrologia da cidade de João Pessoa-PB. A amostra contou com 100 pacientes com insuficiência renal crônica com idade média de 39,2 anos (DP = 14,8) e amplitude de 18 a 73 anos, a maioria do sexo feminino (60%). Foram utilizados, para a coleta de dados, os seguintes questionários: Escalas de Atitudes Religiosas, Escala Percepção Ontológica do Tempo e Questionário Sócio demográfico. Constataram-se associações positivas entre a percepção do passado e as atitudes religiosas, mais especificamente com o conhecimento, o comportamento e a corporeidade religiosa. Com relação ao futuro, apenas o conhecimento religioso se associou positivamente à percepção do futuro. Ao analisar o tempo de tratamento, observou-se uma associação positiva com as atitudes religiosas (conhecimento, comportamento e sentimento). Concluiu-se que a religiosidade pode desempenhar um importante papel como mediador da percepção do passado e do futuro.

Palavras-chave : Hemodiálise; percepção do tempo; religiosidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License