SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Sintomas Depressivos e de Ansiedade em Adolescentes do Ensino MédioJogos Eletrônicos como Instrumentos de Intervenção no Declínio Cognitivo - Uma Revisão Sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

SANTOS, Fabiula Fátima Machado dos  y  ZAMO, Renata de Souza. Reabilitação Neuropsicológica dos Transtornos do Neurodesenvolvimento na Equoterapia: Revisão Sistemática. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 104-118. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1699.

A reabilitação neuropsicológica tem o propósito de reabilitar e até habilitar, no caso de crianças, as habilidades comportamentais, cognitivas e emocionais em casos de déficit no desenvolvimento do Sistema Nervoso Central, os TN. Há uma ampla gama de técnicas, sendo umas delas a Equoterapia que utiliza o manejo com o cavalo desenvolvendo funções neuropsicológicas nas crianças e adolescentes com TN. O objetivo foi analisar a eficácia da Equoterapia, com crianças e adolescentes, nos casos clínicos dos TN. Foi realizada uma revisão sistemática com artigos publicados entre 2010 e 2016. As buscas foram realizadas nas bases Periódicos Capes, BVS Salud e EBSCO, base de dados Medline, com os descritores neuropsychological rehabilitation AND equine assisted therapy. Foram analisados 10 artigos, os resultados apontaram que a reabilitação na técnica da equoterapia em crianças e adolescentes mostrou-se eficaz nos transtornos pesquisados, apresentando melhora nas habilidades sociais, processamento sensorial, habilidades comportamentais, cognição e humor: sintomas depressivos. A eficácia da equoterapia pode ser compreendida mediante entendimento da neuroplasticidade, capacidade cerebral de reorganização neuronal, considerando de fundamental importância para tal, à aprendizagem. Sugere-se a realização de mais estudos empíricos com a temática deste estudo considerando a sua relevância terapêutica.

Palabras clave : neuropsicologia; equoterapia; transtornos do neurodesenvolvimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License