SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Reabilitação Neuropsicológica dos Transtornos do Neurodesenvolvimento na Equoterapia: Revisão SistemáticaDrogadição na Adolescência: Família como Fator de Risco ou Proteção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

CARDOSO, Nicolas de Oliveira; LANDENBERGER, Thaís  e  ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Jogos Eletrônicos como Instrumentos de Intervenção no Declínio Cognitivo - Uma Revisão Sistemática. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 119-139. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1941.

A expectativa de vida tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas, aumentando o interesse por pesquisas relacionados à população idosa, especialmente voltadas ao declínio cognitivo. Estudos recentes buscam compreender os efeitos dos jogos eletrônicos na cognição ao longo do ciclo vital e sua efetividade enquanto treinamento cognitivo. Com base nisso, este estudo teve por objetivo identificar e discutir experimentos que investigaram o efeito do uso de jogos eletrônicos na cognição de idosos com declínio cognitivo. O tipo de estudo utilizado foi a revisão sistemática, seguindo o modelo de PRISMA. As buscas foram executadas nas bases de dados virtuais PubMed, BVS e Scopus, onde foram selecionados doze estudos conforme os critérios estabelecidos. Foram identificados 17 jogos eletrônicos diferentes como instrumentos de intervenção. Os principais resultados sugerem aprimoramentos na memória, atenção, processamento de informação e funções executivas. Contudo, nem todos os benefícios encontrados permaneceram em longo prazo ou foram transferidos para a vida cotidiana dos indivíduos.

Palavras-chave : vídeo games; jogos eletrônicos; idosos; declínio cognitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License