SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Jogos Eletrônicos como Instrumentos de Intervenção no Declínio Cognitivo - Uma Revisão SistemáticaRedes Sociais e Atenção em Saúde Mental: Uma Revisão da Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

ZAPPE, Jana Gonçalves  y  DAPPER, Fabiana. Drogadição na Adolescência: Família como Fator de Risco ou Proteção. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 140-158. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1616.

O uso de drogas na adolescência é um problema complexo e multifatorial que sofre influência de aspectos individuais, familiares, do grupo de pares e contextuais. A família tem sido um aspecto destacado na literatura, tanto pela importância em oferecer condições para um desenvolvimento saudável na adolescência quanto pela necessidade de participar de intervenções visando à superação de dificuldades. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de estudos que investigaram as relações entre o uso de drogas na adolescência e aspectos familiares. Foram consultadas duas bases de dados - Scielo e Redalyc - com as palavras de busca adolescência, drogadição e família. Foram selecionados 22 artigos, que foram analisados através de distribuições de frequência e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a família tem sido considerada como fator de risco ou de proteção para o uso de drogas na adolescência, conforme o modo como desempenha seu papel. Aspectos como o diálogo, o monitoramento familiar e o uso de drogas por amigos ou familiares são aspectos destacados na literatura. Em conclusão, salienta-se a importância da participação da família em intervenções de prevenção ou enfrentamento ao uso de drogas na adolescência.

Palabras clave : Adolescência; Drogas; Família; Fator de Risco; Fator de Proteção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License