SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Estratégias de prevenção e pósvenção do suicídio: Estudo com profissionais de um Centro de Atenção PsicossocialIntrojeção de Normas Sociais e Expressão Indireta de Preconceito em Crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

JESUINO, Ana Deyvis Santos Araújo  e  RUEDA, Fabián Javier Marin. Evidências de Validade para Testes de Impulsividade e Atenção no Contexto do Trânsito. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 24-41. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i2.1776.

Atenção e impulsividade podem influenciar na condução de um veículo automotor. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade de critério para testes que avaliam tais construtos. Participaram 201 candidatos à obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em seis clínicas de avaliação psicológica pericial no trânsito do Piauí, com idades entre 18 a 68 anos (M=29,64; DP=11,31), sendo 115 (57,2%) do sexo masculino e escolaridade do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Os candidatos à CNH responderam ao TEACO-FF, TEADI e TEALT, uma prova de conhecimentos sobre o trânsito, e a EsAvI. Os candidatos à renovação responderam ao TEACO-FF, TEADI e TEALT, EsAvI e o Questionário de Comportamento do Motorista (QCM). Não foram encontradas diferenças entre candidatos à 1ª CNH e candidatos à Renovação. Evidenciou-se correlações positivas entre os fatores Falta de Concentração e Persistência e Audácia e Temeridade, da EsAvI, com Violações do QCM, enquanto que com o fator Controle Cognitivo a correlação foi negativa. A pontuação total da prova de conhecimentos apresentou correlação positiva e significativa com o TEADI. Os resultados indicaram uma capacidade preditiva dos testes de atenção e impulsividade diante dos instrumentos utilizados como critérios, o que lhes confere a evidência.

Palavras-chave : validade do teste; psicologia do trânsito; impulsividade; atenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License