SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Evidências de Validade para Testes de Impulsividade e Atenção no Contexto do TrânsitoConsequências psicossociais atreladas ao consumo precoce de bebida alcoólica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

VRIJDAGS, Amanda Cezar  e  FERNANDES, Sheyla Christine Santos. Introjeção de Normas Sociais e Expressão Indireta de Preconceito em Crianças. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 42-60. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i2.2026.

Este trabalho visa contribuir com o estudo da expressão indireta do preconceito contra negros em crianças considerando o papel da introjeção das normas sociais. Objetivou-se analisar a expressão indireta do preconceito em crianças de 5 a 10 anos de idade. Especificamente, avaliou-se expressão indireta do preconceito: 1) em função de três contextos de resposta; 2) em função da cor da pele; 3) comparando crianças de 5 a 7 anos versus 8 a 10 anos. Contou-se com a participação de 40 crianças de uma escola municipal da cidade de Maceió. Para comparar as variáveis envolvidas, foram realizadas técnicas de estatística descritiva e o teste de associação X2 (qui-quadrado). Os resultados indicaram que existe uma relação entre contexto e expressão do preconceito, que pode estar relacionada com as hipóteses da expressão indireta de preconceito racial. A faixa etária não pareceu exercer uma diferença significativa na expressão do preconceito. Concluiu-se que as crianças expressam preconceito de uma forma sutil e indireta, uma vez que o fazem somente quando existe uma justificativa para isso que não seja a cor da pele do alvo.

Palavras-chave : preconceito; racismo; crianças; normas sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License