SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Introjeção de Normas Sociais e Expressão Indireta de Preconceito em CriançasBienestar Espiritual y Religión en Doctorandos de Universidad Comunitaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

RODRIGUES, Giovana  y  KRINDGES, Cris Aline. Consequências psicossociais atreladas ao consumo precoce de bebida alcoólica. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 61-76. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i2.2087.

O presente estudo teve como objetivo investigar as consequências psicossociais atreladas ao inicio precoce de consumo de álcool na adolescência em adultos que fizeram uso abusivo de bebida alcoólica. Participaram deste estudo dois homens maiores de 18 anos de idade, vinculados ao grupo de etilistas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de um município do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa e foi de cunho exploratório a partir de estudos de casos coletivos. Para obtenção dos dados utilizou-se questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Com este estudo compreendeu-se que a família se mostrou como principal influenciadora do consumo precoce, e esse início pode ter influenciado os participantes a consumirem abusivamente o álcool na idade adulta. Além disso, causou prejuízos ao longo de seu desenvolvimento, como laços afetivos prejudicados com seus familiares e dificuldades laborais. Por fim, o CAPS mostrou-se como importante aliado no tratamento dessas pessoas, ao auxiliar no reestabelecimento de vínculos com seus familiares e proporcionar um ambiente livre de julgamentos.

Palabras clave : Abuso de álcool; adolescência; serviços de saúde mental; homens adultos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License