SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Consequências psicossociais atreladas ao consumo precoce de bebida alcoólicaPsicoanálisis y las Singularidades de un Caso de Constipación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

THUROW, Ane Cristina; CHARAO, Caroline de Souza; MORTAGUA, Eloiza de Oliveira  y  SOUZA, Luciano Dias de Mattos. Bem-Estar Espiritual e Religião em Doutorandos de Universidade Comunitária. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 77-92. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i2.2169.

O bem-estar espiritual conecta-se ao significado da vida de maneira ampla, possibilitando o equilíbrio emocional, a qualidade de vida e o desenvolvimento de valores éticos e morais que podem interferir nas questões biológicas, psicológicas e sociais do indivíduo. Este estudo objetivou avaliar o bem-estar espiritual em doutorandos de uma universidade comunitária de Pelotas-RS a fim de verificar sua associação com fatores sociodemográficos e autoavaliação de saúde e vida. Trata-se de um estudo transversal, com amostra de conveniência, que examinará o bem-estar espiritual em doutorandos de Programas de Pós-Graduação. Os participantes responderam ao questionário com fatores sociodemográficos, autoavaliação da saúde e da vida e ao instrumento - versão longa da Escala de Bem-Estar Espiritual (EBE) - que são autoaplicáveis. Foram utilizados os testes t, ANOVA e correlação de Pearson para a análise. Os resultados apresentaram maiores escores de bem-estar espiritual e religioso em doutorandos que têm alguma religião, realizam práticas religiosas e tem frequência na atividade; observou-se correlação significativa do bem-estar religioso com a renda familiar. O estudo mostra a importância do bem-estar espiritual como fator de proteção em questões sociais, psicológicas e profissionais, principalmente em momentos tensos e de sobrecarga em que vivem os doutorandos.

Palabras clave : Espiritualidade; Religião; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License