SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Psicoanálisis y las Singularidades de un Caso de ConstipaciónRevisão Sistemática da Literatura Sobre Características de Intervenções em Carreira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

JACINTO, Aline  y  TOLFO, Suzana da Rosa. Fatores psicossociais de risco no trabalho e Transtorno Mental Comum: uma revisão sistemática de estudos que utilizaram os instrumentos JCQ, JSS e SRQ-20. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 107-124. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i2.1432.

O objetivo deste estudo é analisar pesquisas empíricas que utilizaram o Job Content Questionnaire (JCQ) ou Job Stress Scale (JSS) e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), como instrumentos. O JCQ e JSS avaliam fatores psicossociais de trabalho favoráveis ou de risco, enquanto o SRQ realiza um rastreio da saúde mental do trabalhador. Os resultados demonstraram relações entre alta exigência e Transtorno Mental Comum (TMC), ou seja, trabalhadores aos quais percebem seu trabalho com alta demanda e baixo controle têm mais chances de apresentarem comprometimentos em sua saúde. Outro aspecto verificado foi a correlação entre alta exigência e baixo suporte social, assim trabalhadores que recebem pouco suporte social de supervisores e colegas de trabalho, possuem mais chances de perceber o trabalho com alta demanda e baixo controle. Verificou-se que as populações mais investigadas, com maiores fatores psicossociais de risco à saúde e com maiores prevalências TMC, foram docentes e profissionais da saúde. Esta pesquisa possibilitou-se analisar o quadro atual de produção de conhecimento sobre a temática, assim como, identificar o quanto os fatores psicossociais de risco no trabalho podem ter consequências prejudiciais na saúde dos trabalhadores.

Palabras clave : Riscos psicossociais no trabalho; fatores psicossociais no trabalho; Transtorno mental comum; saúde mental no trabalho; teoria do estresse.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License