SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Fatores psicossociais de risco no trabalho e Transtorno Mental Comum: uma revisão sistemática de estudos que utilizaram os instrumentos JCQ, JSS e SRQ-20Uma Investigação Epistemológica dos Paradigmas em Saúde Emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Revisão Sistemática da Literatura Sobre Características de Intervenções em Carreira. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 125-141. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i2.1464.

Existem diversas modalidades de intervenção em carreira, com diferentes abordagens teóricas, objetivos e procedimentos. Nesse sentido, é importante que tanto orientadores quanto usuários possam conhecer quais as alternativas descritas na literatura, a fim de fundamentar a prática profissional e a escolha por abordagens adequadas às demandas dos clientes. O objetivo deste estudo é caracterizar as intervenções em carreira testadas empiricamente e publicadas no período 2010-2014. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com as palavras-chave carreira/career e intervenção/intervention nas bases de dados Lilacs, Redalyc, Pepsic, Scielo, PsycInfo e periódicos CAPES no período informado. Um total de 17 artigos foram analisados. As informações foram organizadas em quatro categorias: modelos teóricos, público-alvo, estrutura e procedimentos e avaliação da intervenção. Os resultados mostraram um predomínio dos referenciais teóricos dos modelos sociocognitivo de carreira e do modelo de Holland, foco nas populações de adolescentes e adultos, e duração da intervenção variando de uma a várias sessões. Os resultados dessas intervenções foram avaliados de forma predominantemente quantitativa, com medidas pré e pós-intervenção. Conclui-se que as intervenções em carreira incluem conteúdos e processos diversos e diferentes públicos-alvo.

Palavras-chave : carreira; intervenção; desenvolvimento profissional; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License