SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Revisão Sistemática da Literatura Sobre Características de Intervenções em Carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

CHIARADIA, Ricardo. Uma Investigação Epistemológica dos Paradigmas em Saúde Emocional. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 142-155. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i2.1858.

O presente artigo tem por objetivo identificar como determinados paradigmas se estabeleceram e originaram determinadas teorias psicológicas/filosóficas com repercussão na área da saúde emocional. Devido à complexidade do objetivo, aborda-se uma posição investigativa-crítica de que as ciências humanas se constituem através de práticas discursivas, o que automaticamente, envolve paradigmas de como a linguagem objetiva da ciência psicológica relaciona-se com a linguagem subjetiva do indivíduo. O método de revisão narrativa através da literatura científica busca englobar uma compreensão do reducionismo produzido pelo pensamento cartesiano ao longo dos séculos, e as diversas correntes de pensamentos: Psicanálise Freudiana, Psiquiatria Humanista, Fenomenologia, Testagem e Avaliação Psicológica. Após a discussão teórica sobre as dificuldades, facilitações e paradigmas qual cada teoria possui, através da familiaridade proporcionada com analogias de personagens de literatura fictícia, conclui-se necessário uma plataforma cultural-científica do profissional que envolva não apenas a compreensão abstrata da teoria, mas também, as possíveis representatividades fanáticas da profissão geradas pelo senso comum, o que envolve a finalidade daquela profissão.

Palavras-chave : Epistemologia; Crítica; Psiquiatria Humanista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License