SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Competencia Social, Problemas Emocionales/Comportamentales y Reprobación Escolar: Estudio de Comparación entre AdolescentesImagen Corporal y Habilidades Sociales en pacientes con neoplasias de mama índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

ALMEIDA, Bruna Letícia Sancandi; LORENTZ, Marta  y  BERTOLDO, Lao Tse Maria. Aspectos Psicossociais do Suicídio em Idosos e Percepções de Sobreviventes. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 21-36. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2260.

O suicídio de idosos tem se tornado nas últimas décadas uma temática de relevância para a saúde pública. Em relação aos índices de suicídio em idosos, a literatura estima que embora os idosos tenham números de tentativas menores em relação às outras faixas etárias, as taxas de suicídio consumado são maiores. A pesquisa teve como objetivo investigar as circunstâncias psicossociais do óbito por suicídio na velhice, ocorrido em um município no Noroeste do Rio Grande do Sul (RS), por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada do instrumento "Autópsia Psicológica e Psicossocial sobre suicídio de idosos", com abordagem qualitativa. Realizou-se um estudo de caso coletivo, no qual foram verificadas seis autópsias psicossociais de idosos que cometeram suicídio. A pesquisa teve como participantes familiares e pessoas que possuíam vínculo significativo com o idoso que cometeu suicídio. As informações provenientes das entrevistas foram analisadas a partir da análise temática. Com a pesquisa, foi possível investigar as circunstâncias psicossociais envolvidas na morte por suicídio de idosos. Em relação aos fatores psicossociais, pode-se elencar as doenças, a presença de transtornos mentais, a existência de relações conflituosas familiares e as histórias de perdas como fatores encontrados nessa população correlacionados com o suicídio.

Palabras clave : Suicídio; Idoso; Sobreviventes; Saúde Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License