SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Psychosocial Aspects of Suicide on Elderly People and Perceptions of SurvivorsDigital Games: Thinking Devices for School Practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

SA, Gisele Silva  and  PINHEIRO-CAROZZO, Nádia Prazeres. Imagem Corporal e Habilidades Sociais em pacientes com câncer de mama. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 37-55. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2493.

O tratamento para o câncer de mama pode gerar autoavaliações negativas da imagem corporal feminina, resultando em prejuízos nas relações interpessoais e afetivo-sexuais. Um elaborado repertório de habilidades sociais serve de fator de proteção ao favorecer o enfrentamento a estressores desencadeados pelo tratamento. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de imagem corporal e o repertório de habilidades sociais (HS) de mulheres com câncer de mama. Realizou-se uma pesquisa de delineamento descritivo e correlacional. Setenta mulheres em tratamento em instituições públicas maranhenses responderam, de forma voluntária e anônima, a três instrumentos: Protocolo de Caracterização Individual, Escala de Estima Corporal e Inventário de Habilidades Sociais. Os dados, analisados por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais, indicam que a amostra possui um bom repertório de HS; sentimentos neutros em relação a sua imagem corporal, exceto no fator sexualidade, onde apresentou sentimentos negativos médios; e uma correlação positiva e significativa (r = 0,238; p<0,05) entre os fatores "enfrentamento e auto-afirmação com risco" e "sexualidade". Os dados não apoiaram estudos anteriores que sinalizam o comprometimento da imagem corporal dessas pacientes. Sem embargo, reforçam achados nacionais que um bom repertório de HS funciona como fator de proteção à insatisfação e baixa estima corporal.

Keywords : imagem corporal; habilidades sociais; câncer de mama.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License