SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Digital Games: Thinking Devices for School PracticesThe Report of Mothers of Teenage Pregnant Women: A Systemic Look author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

DAMASCENO, Monica Araújo  and  NEGREIROS, Fauston. Professores, Fracasso e Sucesso Escolar: Um Estudo no Contexto Educacional Brasileiro. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 73-89. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2572.

A presente pesquisa teve como objetivo, apreender os conhecimentos elaborados pelos professores sobre seu papel no fracasso escolar. O fracasso escolar pode ser compreendido quando conceitos, valores, conhecimentos e cidadania não terem sido internalizadas pelo aluno, durante seu percurso escolar. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo ex post facto. Participaram 562 professores, que responderam a pergunta: Qual o papel do professor diante do sucesso/fracasso escolar? Foram feitas entrevistas semiestruturadas analisadas por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) feita pelo software Iramuteq. Os resultados mostraram três classes no corpus, na CHD, a classe 2: "A função do professor no fracasso escolar" representa 52,29% do corpus, a classe 3: "O professor como principal agente no processo de aprendizagem" representando 35,05% e Classe 1: "As estratégias necessárias ao sucesso" representando 12,66%. Assim, quanto ao seu papel, os professores identificaram-se com a função de mediador da aprendizagem e com a necessidade constante de se atualizar e buscar técnicas inovadoras. Compreende-se que os estudos não se findam com essa pesquisa e espera-se que ela contribua para estudos futuros sobre o tema.

Keywords : Professores; Fracasso Escolar; Sucesso Escolar; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License