SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Professores, Fracasso e Sucesso Escolar: Um Estudo no Contexto Educacional BrasileiroPerfil Valorativo e Saúde Geral de Homens Usuários da Atenção Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

TISSOT, Daiane Wiltgen  e  FALCKE, Denise. O Relato de Mães de Gestantes Adolescentes: Um Olhar Sistêmico. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 90-107. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2574.

A pesquisa intentou investigar o fenômeno da gravidez na adolescência a partir da percepção das mães de jovens gestantes, considerando, por meio da perspectiva teórica sistêmica, aspectos relacionais familiares. Teve caráter transversal, trazendo dados qualitativos oriundos de um estudo de casos múltiplos com três mulheres cujas filhas adolescentes engravidaram de forma planejada. Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada, aplicados nas residências das participantes. Os principais resultados da análise temática e síntese de casos cruzados foram: presença de estereótipos de gênero com ausência significativa da função paterna, estilos parentais disfuncionais, ocorrências transgeracionais em termos de padrões de relacionamento, desamparo, violência e da própria gravidez na adolescência, além de estruturas familiares com patologias de fronteiras. Concluiu-se que o planejamento da gravidez nesse período do ciclo vital carrega importantes aspectos familiares que precisam ser considerados em processos preventivos e interventivos, de modo a interromper ciclos viciosos de disfuncionalidade familiar.

Palavras-chave : gravidez na adolescência; família; relações familiares; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License