SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Perfil Valorativo e Saúde Geral de Homens Usuários da Atenção BásicaVitimização e Percepção do Bullying: Relação com a Sintomatologia Depressiva de Adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

LEANDRO, Maiara; CORDOVA, Zolnei Vargas de; CASTRO, Amanda  e  KERN, Cristina Adriana Rodrigues. Retorno à Sociedade: Percepções e Experiências de Ex-Detentas. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 125-139. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2499.

Esta pesquisa teve por objetivo identificar a percepção de ex-presidiárias sobre o retorno à vida social e à vida profissional, sobre suas impressões quando da detenção e sobre suas relações com a família e a sociedade. Para isso, foi feita entrevista semiestruturada com cinco mulheres atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de assistência Social) do município de Criciúma que já cumpriram a pena e hoje vivem em liberdade. Foi possível identificar que algumas mulheres sofreram discriminações por serem ex-presidiárias, corroboradas por morarem em bairros com alto índice de criminalidade. E, ainda, foi identificado que suas experiências punitivas durante o momento de detenção não as prepararam para retorno a sociedade. Com isso, conclui-se que a falta de programas de ressocialização para o retorno ao convívio social e reingresso no mercado de trabalho dificultam a reinserção social destas mulheres. Sugere-se que uma nova pesquisa seja realizada com maior grupo de participantes e também com seus familiares, para melhor compreensão da temática.

Palavras-chave : mulheres; trabalho; discriminação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License