SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Vitimization and Perception of Bullying: Relationship with Depressive Symptoms of AdolescentsProfessional Guidance in a Private School: Internship Experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

MEDEIROS, Katruccy Tenório; MACIEL, Silvana Carneiro; SANTOS, Luciana Fernandes  and  SOUSA, Patrícia Fonseca de. Traçando o Perfil de uma Amostra de Usuárias de Crack em Tratamento. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 160-174. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2730.

Analisando os fatores sociodemográficos de uma amostra de usuárias de crack, esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o conhecimento de fatores propulsores de risco e de vulnerabilidade da saúde da população estudada. Participaram deste estudo 45 mulheres, com idade média de 29,11 anos (DP= 7,99), internas em Clínicas de Reabilitação (34) e Comunidades Terapêuticas (11) dos Estados da Paraíba (PB) e Pernambuco (PE). Como instrumento, utilizou-se um questionário sociodemográfico, analisado por meio de estatística descritiva, com auxílio do software SPSS/PASW versão 21.0. Os resultados apontaram para um perfil de usuárias em sua maioria jovens, em idade reprodutiva e com experiências maternas, com baixo nível de escolaridade e fora do mercado formal de trabalho. Estes dados demonstram a necessidade de um maior investimento em termos de saúde e educação nesta faixa etária da população estudada, e a importância do aprimoramento das políticas públicas neste âmbito, a fim de reduzir a vulnerabilidade e os impactos biopsicossociais.

Keywords : crack; gênero; dependência química; vulnerabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License