SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Trazando el Perfil de una Muestra de Usuarias de Crack en TratamientoRelaciones entre no Maternidad y Sexualidad Femenina: Revisión Integrativa de la Literatura Científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

GRAEFF, Rafaela Vargas  y  PATIAS, Naiana Dapieve. Orientação Profissional em uma Escola Privada: Experiência de Estágio. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 175-186. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2353.

O presente artigo tem o intuito de descrever e discutir a experiência de estágio realizada com alunos do 3º Ano do Ensino Médio em uma escola privada de uma cidade situada no norte do estado do Rio Grande do Sul. A intervenção em Orientação Profissional (OP), teve como objetivo propiciar momentos em que os adolescentes refletissem sobre suas pretensões de futuro e escolhas profissionais, auxiliando na diminuição das ansiedades decorrentes das dúvidas que as escolhas podem acarretar. Participaram da intervenção 47 alunos de 15 a 16 anos de idade. Para tanto, foram realizados 15 encontros nos quais foram utilizadas técnicas projetivas, aplicação de testes psicométricos, dinâmicas de grupo, painel das profissões, dentre outros. Embora com limitações, as atividades puderam auxiliar os alunos no autonhecimento e na busca por opções mais conscientes.

Palabras clave : Orientação Profissional; Psicologia Escolar; Adolescência; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License