SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Orientação Profissional em uma Escola Privada: Experiência de Estágio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

FARINHA, Ana Julia Queiroz  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Relações entre não Maternidade e Sexualidade Feminina: Revisão Integrativa da Literatura Científica. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 187-205. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2316.

A sexualidade feminina ancorou-se, por décadas, nos estereótipos culturais de que a vida sexual conjugal era desnecessária assim que a mulher cumprisse a função de procriar. Este estudo objetivou apresentar uma revisão integrativa da literatura científica acerca de como a não maternidade interfere na sexualidade feminina. O método baseou-se na busca por artigos completos nas bases/bibliotecas LILACS, PePSIC e SciELO, publicados em português no período de janeiro de 2012 a novembro de 2017. Os artigos tinham que contribuir para responder à pergunta norteadora: Como a não maternidade interfere na sexualidade feminina? Foram recuperados para análise 19 artigos e os resultados mostram que 15 são estudos empíricos que utilizaram enfoques quantitativos e qualitativos. A literatura aponta que parece haver uma identidade de papel sexual menos tradicional nas mulheres voluntariamente sem filhos. Dar visibilidade à maternidade e a não maternidade é um movimento igualmente importante, abrindo possibilidades de leitura e construção de roteiros sexuais e afetivos menos conservadores e engessados em uma lógica restritiva, punitiva e inflexível, o que deve ser permanentemente capturado pela literatura da área.

Palavras-chave : comportamento materno; gravidez; sexualidade; feminismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License