SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2The elderly in the Federal District media: losses and gains in agingWith great power comes... what?: Superheroes, aggressiveness and prosocial behavior in teenagers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

COSTA, Fabrycianne Gonçalves et al. Representações sociais sobre Diabetes Mellitus e tratamento: uma pesquisa psicossociológica. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 36-53. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i2.2865.

O Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado pela oscilação da taxa de glicose no organismo, ocasionando impactos biopsicossociais na vida das pessoas acometidas por tal afecção. Nesse sentido, objetivou-se identificar as representações sociais acerca do DM e tratamento, construídas por pessoas diabéticas. Participaram 30 pessoas com idades entre 41 a 83 anos (M= 57,60; DP= 12,3), sendo a maioria do gênero masculino e casado, as quais responderam a um questionário sociodemográfico e à entrevista semiestruturada. Os dados foram processados pelos softwares SPSS e IRAMUTEQ e analisados por meio da estatística descritiva, análise lexical, análise de similitude e nuvem de palavras. O campo representacional acerca da doença e tratamento esteve ancorado no saber biomédico relacionado ao conceito, sintomas, comorbidades e tratamento. Desse modo, os resultados assinalam para a importância de uma abordagem interdisciplinar que enfoque o suporte psicossociológico, direcionado para a elaboração de políticas públicas que viabilizem ações psicoeducativas com o intuito de promover a sensibilização de pessoas diabéticas acerca de características da afecção e de seus intentos comportamentais frente ao tratamento.

Keywords : Representações sociais; Diabetes Mellitus; IRAMUTEQ; entrevista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License