SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Profile of male perpetrators of violence against woman: a documentary analysisHealthy aging and self-efficacy of the elderly: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

ALENCAR, Camila de Nazaré; COSTA, Elson Ferreira  and  CAVALCANTE, Lilia Ieda Chaves. Associação entre a pobreza familiar e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças na educação infantil. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 89-102. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i2.2741.

Este estudo teve o objetivo de analisar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de uma Unidade de Educação Infantil do município de Belém e a sua associação com o Índice de Pobreza Familiar. Trata-se de um estudo transversal, com caráter descritivo-exploratório. Participaram desse estudo 19 crianças, de ambos os sexos e seus responsáveis. Utilizou-se o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, O Critério Brasil e o Índice de Pobreza Familiar. Para analisar os dados foi utilizado estatística descritiva e inferencial, pelo teste Exato de Fisher, com nível de significância de 5% (p-valor <0,05). Das 19 crianças avaliadas, o percentual de suspeita de atraso no desenvolvimento chegou a 57,9%, sendo que a área com maior incidência foi a linguagem (47,4%). Em relação ao Critério Brasil, a maioria das crianças com suspeita de atraso pertenciam a famílias enquadradas na categoria C. Quanto ao Índice de Pobreza da Família, as crianças com maiores suspeitas de atraso eram de família com maior índice de pobreza - Grupo 2 (G2) 81,8%. Assim, destaca-se a contribuição deste estudo em compreender a multinacionalidade da pobreza e sua relação com o desenvolvimento neuropsicomotor.

Keywords : Desenvolvimento Infantil; Pobreza; Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License