SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Association between the family poverty and the neuropsychomotor development of children in a preschoolElderly, depression and retirement: A systematic review of literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

MARTINEZ, Lidiane Colares de Faro; MAGALHAES, Celina Maria Colino  and  PEDROSO, Janari da Silva. Envelhecimento saudável e autoeficácia do idoso: revisão sistemática. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 103-118. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i2.2790.

Autoeficácia é um conceito muito utilizado na discussão do envelhecimento saudável, em função de poder ser considerada um fator protetivo. Esse conceito foi formulado por Bandura ao propor a Teoria Social Cognitiva. Objetivou-se identificar de que forma a autoeficácia tem sido discutida pelas pesquisas em envelhecimento, quais os principais achados acerca desse constructo nos idosos e os instrumentos mais utilizados. Foi realizada uma revisão sistemática dos últimos 10 anos nas bases de dados PubMed, Medline Complete e PsycInfo, avaliados por 3 juízes, pesquisadores em nível de pós-graduação independentes do estudo. Os dados foram sistematizados em delineamento da pesquisa, instrumentos de mensuração e resultados dos estudos. Os instrumentos foram sobretudo medidas validadas e variaram entre avaliação da autoeficácia geral e autoeficácia intelectual ou de funcionalidade. Obteve-se a percepção da avaliação da autoeficácia como característica preditora de bem-estar, qualidade de vida e saúde mental. Foram indicadas intervenções que considerem a autoeficácia. Conclui-se que o declínio natural da autoeficácia em função da passagem do tempo e consequente necessidade de novas pesquisas que considerem aspectos específicos do envelhecimento no estudo da autoeficácia de idosos.

Keywords : autoeficácia; idoso; envelhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License