SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Envelhecimento saudável e autoeficácia do idoso: revisão sistemáticaAvaliação neuropsicológica em pacientes com tumores cerebrais: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

SILVA, Michele Macedo Da; TURRA, Virgínia  e  CHARIGLIONE, Isabelle Patriciá Freitas Soares. Idoso, depressão e aposentadoria: Uma revisão sistemática da literatura. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 119-136. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i2.2858.

A aposentadoria refere-se a um processo de mudanças que podem ser entendidas de maneira bastante diferente por aqueles que se aposentam. Neste estudo, levantou-se a hipótese de que a aposentadoria se refere a um processo gradativo de perdas que, no envelhecimento, se relaciona diretamente com a possibilidade do desencadeamento da depressão. O objetivo deste estudo foi verificar quais reflexões e resultados são apresentados em estudos nacionais e internacionais que discutem o processo de envelhecer, a aposentadoria e a depressão na última década. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com as palavras-chave depressão/depression, idosos/seniors e aposentadoria/retirement, em bases de dados eletrônicas, entre 2009 e 2018. Foram analisados 13 artigos que, organizados em quatro categorias temáticas demonstraram que dificilmente a aposentadoria é considerada como um fator de risco à saúde em todas as fases da vida e como agente causador de depressão em idosos. Assim, conclui-se a necessidade da problematização dessas constatações, visto que o fenômeno da aposentadoria precisa ser pensado face às diversas condições que podem estar sobrepostas na experiência do idoso que se aposenta.

Palavras-chave : Aposentadoria; Depressão; Idoso; Revisão Sistemática da Literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License