SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Idoso, depressão e aposentadoria: Uma revisão sistemática da literaturaA influência da mídia nos transtornos alimentares e na autoimagem em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

COSTA, Michele Silva da; HOLDERBAUM, Candice Steffen  e  WAGNER, Gabriela Peretti. Avaliação neuropsicológica em pacientes com tumores cerebrais: revisão sistemática da literatura. Rev. Psicol. IMED [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 137-160. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i2.2676.

Os tumores cerebrais (TC) são causados pelo crescimento anormal de células. As consequências dos TC podem envolver prejuízos físicos, cognitivos e emocionais. Objetiva-se identificar e descrever os prejuízos cognitivos associados aos TC, através de uma revisão sistemática da literatura. As buscas realizaram-se nas bases de dados internacionais PubMed/MEDLINE, LILACS, e SCOPUS, incluindo abstracts de artigos publicados de 2006 a 2016. Encontrou-se 501 artigos desses, 31 cumpriram os critérios de inclusão. Os TC, representam 5% das neoplasias, sendo alguns mais agressivos que outros. Apresenta-se como sintomas severos: déficits cognitivos e motores. A avaliação neuropsicológica auxilia na identificação de possíveis alterações cognitivas e no acompanhamento dos efeitos do tratamento, contribuindo para melhor qualidade de vida desses pacientes. Os resultados encontrados indicaram as Escalas Wechsler de Inteligência; Matrizes Progressivas de Raven, Figuras Complexas de Rey, Teste de Retenção Visual de Benton, e Token Test como os mais utilizados, e que evidenciaram como prejuízos os envolvendo a memória, a atenção e funções executivas. A localização mais frequente destes TC eram as regiões frontais e temporais e os gliomas o tipo de tumor mais investigado.

Palavras-chave : Neoplasias encefálicas; Cognição; Testes neuropsicológicos; Neuropsicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License