SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Psicologia escolar no ensino médio público: o rap como mediaçãoPsicologia escolar em ONGs: estudo sobre o perfil de educadoras sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

RIBEIRO, Flávia de Mendonça  e  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Psicologia e ensino superior: aspirações pequeno-burguesas e contradições cotidianas em cotistas. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 27-45. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3004.

Esse artigo tem como objetivo apresentar a importância do trabalho da Psicologia acompanhando estudantes cotistas frente às suas aspirações e contradições cotidianas no Ensino Superior. A partir de uma leitura crítica da conjuntura brasileira e do sistema educacional, apresentaremos como a criação de ações afirmativas para a inserção de negros e da classe trabalhadora no Ensino Superior foi de suma importância para a democratização do acesso à educação, além de indicar a existência de um importante campo para a ação da Psicologia em espaços universitários. O trabalho consistiu em identificar estudantes cotistas por meio de um questionário online e, para este artigo, escolheu-se respostas de um estudante que apresentou questões relacionadas a suas aspirações e sua experiência de vida construindo, assim, um estudo de caso. As respostas do participante foram categorizadas em contradições cotidianas e aspirações pequeno-burguesas, e nos permitiu concluir sobre a importância da Psicologia para apoio e suporte às políticas de ações afirmativas existentes integrando essas estudantes na comunidade universitária, além de auxiliá-las no enfrentamento ao sofrimento psíquico nas vivências universitárias cotidianas e processo de tomada de consciência.

Palavras-chave : Ensino Superior; Ações Afirmativas; Conscientização; adaptação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License