SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Psicología escolar en ONGs: estudio sobre el perfil de los educadores socialesConvertirse en negro: tensiones subjetivas y culturales en la experiencia identitaria de ser un estudiante universitario negro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

DOS SANTOS, Dielem Cristina Oliveira; MENEZES, Aline Beckmann  y  COSTA, Thiago Dias. Avaliação da importância e aplicabilidade de competências para psicólogos escolares e educacionais. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 66-82. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3023.

Este estudo teve como objetivo a avaliação da importância e aplicabilidade de competências, previamente mapeadas na literatura, por psicólogos escolares e educacionais, visando contribuir para a discussão da relevância da utilização de competências como estratégia complementar na formação e atuação deste profissional. A partir do levantamento do universo de profissionais que atuam em psicologia escolar em escolas públicas e privadas de Belém, Pará, aceitaram participar deste estudo 18 psicólogos. Estes avaliaram o grau de importância e aplicabilidade no cotidiano escolar das competências mapeadas por meio de um instrumento padronizado formulado em estudo anterior, com escala Likert, sendo os dados analisados a partir de estatísticas descritivas e inferenciais não-paramétricas. Os resultados mostram que as competências elaboradas foram avaliadas em grande parte como relevantes à atuação do psicólogo escolar de acordo com a percepção dos profissionais, havendo maior ênfase naquelas que se direcionam ao contexto institucional. As redes pública e privada apresentaram diferenças, especialmente quanto à aplicabilidade de competências, o que pode ser compreendido a partir das configurações de suas práxis. A estratégia da utilização de competência pode ser considerada adequada à formação e preparação para os futuros papéis e funções que o psicólogo escolar venha a exercer em sua prática.

Palabras clave : psicologia escolar; competência profissional; formação do psicólogo; formação do psicólogo escolar; atuação do psicólogo escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License