SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Psicologia escolar em ONGs: estudo sobre o perfil de educadoras sociaisTornando-se negro: tensões subjetivas e culturais na experiência identitária de ser um estudante universitário negro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

DOS SANTOS, Dielem Cristina Oliveira; MENEZES, Aline Beckmann  e  COSTA, Thiago Dias. Avaliação da importância e aplicabilidade de competências para psicólogos escolares e educacionais. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 66-82. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3023.

Este estudo teve como objetivo a avaliação da importância e aplicabilidade de competências, previamente mapeadas na literatura, por psicólogos escolares e educacionais, visando contribuir para a discussão da relevância da utilização de competências como estratégia complementar na formação e atuação deste profissional. A partir do levantamento do universo de profissionais que atuam em psicologia escolar em escolas públicas e privadas de Belém, Pará, aceitaram participar deste estudo 18 psicólogos. Estes avaliaram o grau de importância e aplicabilidade no cotidiano escolar das competências mapeadas por meio de um instrumento padronizado formulado em estudo anterior, com escala Likert, sendo os dados analisados a partir de estatísticas descritivas e inferenciais não-paramétricas. Os resultados mostram que as competências elaboradas foram avaliadas em grande parte como relevantes à atuação do psicólogo escolar de acordo com a percepção dos profissionais, havendo maior ênfase naquelas que se direcionam ao contexto institucional. As redes pública e privada apresentaram diferenças, especialmente quanto à aplicabilidade de competências, o que pode ser compreendido a partir das configurações de suas práxis. A estratégia da utilização de competência pode ser considerada adequada à formação e preparação para os futuros papéis e funções que o psicólogo escolar venha a exercer em sua prática.

Palavras-chave : psicologia escolar; competência profissional; formação do psicólogo; formação do psicólogo escolar; atuação do psicólogo escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License