SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Convertirse en negro: tensiones subjetivas y culturales en la experiencia identitaria de ser un estudiante universitario negroAutoautolesión no suicida en la adolescencia y la actuación del psicólogo escolar: una revisión narrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

CAVALCANTE, Lorena de Almeida  y  MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 103-119. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3018.

Nas últimas três décadas, a Psicologia Escolar brasileira vem passando por ressignificações no que se refere ao seu papel ético e político. Em contraposição a um passado em que a área apresentou defesas teóricas e práticas que contribuíram para a manutenção do poder opressor e das desigualdades sociais, caminhou-se rumo ao reconhecimento da pertinência de se comprometer com a transformação social. O presente artigo teórico objetiva apresentar reflexões acerca de como a produção científica em Psicologia Escolar pode e deve assumir compromissos com a mudança de condições sociais, históricas e culturais, de modo a conduzir processos emancipatórios do homem. Verificou-se que a pesquisa em Psicologia Escolar tem se caracterizado pelo compromisso não apenas com a construção de conhecimentos a respeito de determinados fenômenos, mas destacadamente com a proposição de possibilidades interventivas que potencializem, quando necessário, mudança das questões investigadas. Como considerações finais, aponta-se para a imprescindibilidade da pesquisa em Psicologia Escolar configurar-se como ato político, filiada a pressupostos teóricos, metodologias e estratégias interventivas que ofereçam ferramentas sociais concretas para alavancar mudança das realidades sociais injustas, opressoras, alienantes, bem como mediar fortalecimento e empoderamento dos profissionais que atuam, especialmente, em contextos educativos.

Palabras clave : Psicologia Escolar; pesquisa; política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License