SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Prácticas promotoras de cambios en el cotidiano de la escuela pública: proyecto ECOARConsultoria em psicologia escolar: relato de experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

CALIXTO, Augusto; MENEZES, Aline Beckmann  y  GOULART, Paulo. Psicologia escolar como ferramenta de democratização da educação: um relato de experiência. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 168-183. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3014.

A Psicologia Escolar/Educacional pode contribuir de forma significativa com a aproximação entre as pesquisas desenvolvidas em âmbito universitário e os ambientes de educação básica. Uma perspectiva contextualizada e histórica de educação é relevante para a inserção e a realização de práticas eficientes nos ambientes escolares. Nesse sentido, o atual trabalho tem como objetivo geral relatar a experiência de desenvolvimento do projeto de extensão "Psicologia Escolar como Ferramenta de Democratização da Educação" em uma escola da rede estadual de ensino da região metropolitana de Belém. São descritos o processo de inserção do projeto na escola e os instrumentos utilizados para tal. Com o corpo docente promoveu-se palestras e discussões em grupo voltadas à formação continuada. Com o corpo discente realizou-se atividades de visita ao campus universitário, criação do grêmio estudantil e escutas individualizadas. Com a coordenação da escola realizou-se reuniões estratégicas voltadas à articulação da escola com suas redes de apoio. Foi possível observar demandas relacionadas à saúde emocional de docentes, relação professor-aluno e adoecimento entre alunos por conta da ausência de uma rede de apoio e a necessidade de acompanhamento mais sistemático para ações futuras. Espera-se contribuir com o desenvolvimento de práticas democráticas de inserção da Psicologia na escola.

Palabras clave : Educação; Psicologia Educacional; democracia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License