SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Psicologia escolar como ferramenta de democratização da educação: um relato de experiênciaEstágio supervisionado em psicologia escolar: uma experiência na perspectiva institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

JAGER, Márcia Elisa  e  PATIAS, Naiana Dapieve. Consultoria em psicologia escolar: relato de experiênciaConsultoria en psicología escolar: relato de experiência. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 184-201. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3016.

O fortalecimento de ações em Psicologia Escolar, pela via da consultoria, possui relação com o desenvolvimento histórico da especialidade no país, uma vez que não conquistou sua colocação legalizada nas escolas públicas, permanecendo sua atuação restrita a escolas privadas. Este artigo descreve as ações extensionistas iniciais desenvolvidas no projeto de extensão "Consultoria em Psicologia Escolar: proposta interventiva em queixas escolares", vinculadas a uma Universidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. As ações contemplaram o mapeamento de queixas escolares da rede municipal de ensino da cidade e o desenvolvimento de ações interventivas planejadas a partir das demandas identificadas, tais como grupos com alunos e com professores. Ainda, pela via de relatório do mapeamento das queixas escolares, buscou-se propor intervenções futuras junto à equipe da Secretaria Municipal de Educação. As ações extensionistas proporcionaram um novo olhar às experiências escolares na medida em que as queixas puderam ser compreendidas para além do atendimento individual e intervenções familiares já realizadas pela equipe de Psicologia Escolar da cidade. A partir das práticas desenvolvidas, as ações do projeto de extensão passaram a compor uma alternativa de encaminhamentos junto à equipe de Psicologia Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

Palavras-chave : Psicologia educacional; Escola; Professores escolares; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License