SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Consultancy in school psychology: experience reportCritical school psychologist's action on the school complaints: school assemblies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

FERREIRA, Frederico Guerreiro et al. Estágio supervisionado em psicologia escolar: uma experiência na perspectiva institucional. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 202-216. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3027.

O tema da formação inicial em Psicologia vem motivando vastos estudos e publicações na área da Psicologia Escolar, especialmente visando maior criticidade à formação e consequente atuação. Este artigo tem como objetivo apresentar ações de supervisão de estágio profissional com ênfase à formação de psicólogos escolares. Os pressupostos teóricos que embasaram essa formação fundamentam-se na Psicologia Escolar Crítica e na Psicologia histórico-cultural. Serão relatadas experiências de estágio junto a uma psicóloga escolar que trabalha no sistema de ensino público do Distrito Federal e que desenvolve uma atuação institucional com o foco no empoderamento coletivo e no sucesso escolar. As ações de estágio buscaram fortalecer o papel do(a) psicólogo(a) escolar na mediação do desenvolvimento humano e de transformações sócio-políticas prementes nos contextos da educação pública no país. Espera-se com este trabalho contribuir para a ampliação das reflexões acerca do compromisso com a formação em Psicologia Escolar na graduação por meio de uma crítica articulação teoria-prática, contextualizada pela práxis cotidiana de psicólogos(as) que são escolares, e não somente estão na escola.

Keywords : Psicologia Escolar; Estágio; Atuação; Desenvolvimento Humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License