SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Actuación del psicólogo escolar crítico frente a las quejas escolares: las asambleas escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

MEZZALIRA, Adinete Sousa da Costa; WEBER, Mara Aparecida Lissarassa; BECKMAN, Marcia Valeria Reis  y  GUZZO, Raquel Souza Lobo. O psicólogo escolar na educação infantil: uma proposta de intervenção psicossocial. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 233-247. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3051.

Esta pesquisa teve como objetivo compartilhar uma experiência de intervenção psicossocial desenvolvida por estudantes e profissionais da psicologia escolar dentro de uma instituição municipal de Educação Infantil localizada em uma cidade do estado de São Paulo, por meio de um projeto intitulado Voo da Águia. As principais atividades desenvolvidas pela equipe de psicologia nesta instituição foram: (1) Mapeamento escolar e social de vida; (2) Acompanhamento das Trajetórias de Vida e de Escolarização; (3) Participação nas reuniões de Formação Docente; (4) Tecendo as redes intersetoriais; (5) Encontro com a família; e, (6) Fortalecimento da formação acadêmica e profissional. De maneira geral, o projeto Voo da Águia contribuiu para permitir acesso a uma vivência diária com uma população que tem os seus direitos básicos negados, o qual impulsionou na equipe a necessidade de desenvolver intervenções que mobilizassem nos sujeitos a mudança nas suas condições sociais. Para isto, foi desenvolvida uma prática direcionada ao processo de tomada de consciência, fortalecimento e enfrentamento às adversidades na vida cotidiana.

Palabras clave : Psicologia educacional; Educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License