SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Representações Sociais Elaboradas por Postulantes sobre Adoção Convencional e Adoção Tardia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

COHEN, Emilly Barbosa; COSTA, Ariela Raissa Lima  e  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Relação entre Sintomas Depressivos e Esperança Cognitiva em Universitários. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 3-14. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.2678.

Os universitários se encontram no grupo de vulnerabilidade ao transtorno depressivo por sofrerem diferentes estressores durante o curso (ex: lidar com novas regras de ensino, prazos de entregas de trabalhos) e devido as grandes modificações no processo de entrar na vida adulta. Um aspecto que pode contribuir para a atenuação de sintomas depressivos é o nível de esperança dos alunos, pois relaciona-se ao planejamento a longo prazo e uma perspectiva positiva da vida. Assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre sintomas depressivos e esperança cognitiva em universitários. Os instrumentos usados foram a Escala Baptista de Depressão - Adultos (EBADEP-A) e a Escala de Esperança Cognitiva (The Hope Index). Os participantes foram 118 alunos de engenharia, sendo 80,5% homens (M = 20 anos; DP= 4,2 anos), ingressantes e concluintes, de uma universidade particular de uma cidade do interior de São Paulo. As respostas dos participantes foram avaliadas por meio do teste t de Student e d de Cohen, a comparação foi realizada entre sexo e alunos ingressantes e concluintes. Os resultados encontrados sugerem que alunos ingressantes possuem mais esperança que os concluintes, sem diferença entre sexo e quanto maior a esperança há menos presença de sintomas depressivos.

Palavras-chave : saúde dos estudantes; depressão; esperança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License