SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Relação entre Sintomas Depressivos e Esperança Cognitiva em UniversitáriosRepresentações Sociais de Família para Adolescentes Institucionalizados em um Município Norte Fluminense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

ALBUQUERQUE, Leonam Amitaf Ferreira Pinto de; SOUZA, Andréa Xavier de Albuquerque  e  SILVA, Josevânia. Representações Sociais Elaboradas por Postulantes sobre Adoção Convencional e Adoção Tardia. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 15-33. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.2950.

Este estudo objetivou apreender as representações sociais de adotantes sobre Adoção convencional e Adoção tardia. Trata-se de estudo exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, subsidiado pela Teoria das Representações Sociais. Participaram da pesquisa seis postulantes à adoção. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário sóciodemográfico e uma entrevista em profundidade. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo, conforme perspectiva de Bardin. Os resultados evidenciaram 04 categorias, 20 subcategorias e 313 unidades temáticas. As categorias foram abrangidas por duas classes temáticas: Adoção convencional e Adoção tardia. A representação social sobre Adoção tardia ancorou-se em diversos critérios de definição, o que resultou em menor homogeneidade nos conteúdos referentes a esse tipo de adoção. Em geral, os postulantes posicionaram-se de modo favorável à modalidade convencional de adoção e contrário à modalidade tardia. Prevaleceram representações sociais ancoradas numa cultura tradicional de adoção que restringe as práticas adotivas e influencia a padronização do perfil adotivo.

Palavras-chave : Adoção; Criança; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License