SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Representações Sociais de Família para Adolescentes Institucionalizados em um Município Norte FluminensePercepção da Imagem Corporal e Estado Nutricional de Adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

BARBOSA, Thamires Pereira; CORREA, Mikael Almeida; ZIMMER, Marilene  e  PALUDO, Simone dos Santos. Domínios Esquemáticos Apresentados por Mulheres em Situação de Violência Conjugal. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 51-68. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.2982.

Para melhor compreender a dinâmica da violência contra a mulher, interessa investigar aspectos cognitivos que possam dificultar o rompimento do ciclo de violência por parte da vítima. Com base na teoria de Jeffrey Young, tais aspectos podem se referir aos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EID's) e seus respectivos domínios esquemáticos. O objetivo deste estudo é identificar domínios esquemáticos e tipos de violência sofrida em um grupo de mulheres. Participaram do estudo 16 mulheres em situação de violência conjugal atendidas no Plantão Psicológico de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, localizada no Rio Grande do Sul, que responderam ao Inventário de Esquemas de Young (YSQ-S3). Os domínios Supervigilância/inibição e Desconexão/rejeição tiveram os dois maiores escores. As características dos EID's que compõem os domínios podem dificultar o empoderamento da mulher perante a violência. Desse modo, os achados deste estudo podem indicar possibilidades de assistência psicológica às mulheres vítimas de violência conjugal, ao descrever e analisar os dilemas cognitivos vivenciados pelas mesmas.

Palavras-chave : violência contra a mulher; plantão psicológico; terapia do esquema; esquemas iniciais desadaptativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License