SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Schema Domains Presented by Women in Marital Violence SituationPerception About the Physical Beauty of Students in the Area of Exact and Technological author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

CHAGAS, Larissa Mecca; FERREIRA, Nathalia Guarezi; HARTMANN, Valeria  and  KUMPEL, Daiana Argenta. Percepção da Imagem Corporal e Estado Nutricional de Adolescentes. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 69-78. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.3166.

A adolescência é um período marcado por mudanças físicas, psicológicas e comportamentais, as quais podem afetar a percepção da imagem corporal, além de estar associada ao aumento da insatisfação com a imagem corporal. O objetivo do estudo foi verificar a associação entre a percepção e a insatisfação da imagem corporal com o estado nutricional de adolescentes de um colégio estadual. Realizou-se um estudo transversal com adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 15 a 19 anos. Utilizou-se dois instrumentos: o Body Shape Questionnarie (BSQ) e a Escala de Silhuetas de Stunkard, além de serem submetidas a uma avaliação antropométrica. Foram avaliadas 120 adolescentes com média de idade de 16±1,1 anos, mostrando prevalência de insatisfação com a imagem corporal em 83,3%, já em relação a percepção da imagem corporal 60% das adolescentes apresentavam algum grau de distorção. Diante dos achados conclui-se que a maior parte das adolescentes apresentava Índice de Massa Corporal (IMC) dentro dos parâmetros ideais, entretanto, muitas se consideravam insatisfeitas com a sua imagem corporal, ou seja, elas apresentam uma imagem negativa e distorcida de seu próprio corpo, podendo levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares.

Keywords : imagem corporal; estado nutricional; adolescente; distorção da percepção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License