SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Percepção Sobre Beleza Física de Estudantes da Área de Exatas e TecnológicasEvidências Psicométricas do Questionário de Engajamento em Mídias Sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

CAVALCANTI, Jaqueline Gomes et al. Bullying no Contexto da Adolescência: Um Estudo das Representações Sociais. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 96-114. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.3287.

O presente estudo objetivou apreender as Representações Sociais (RS) de adolescentes escolares sobre o bullying. Para tanto, participaram da pesquisa 31 estudantes com idades entre 12 a 18 anos, que foram submetidos a entrevistas em profundidade. O material coletado constituiu um corpus textual, que foi submetido às análises de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e de Similitude, por meio do software Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRAMUTEQ. De forma ampla, indica-se que os resultados evidenciaram as RS do bullying ancoradas no preconceito e intolerância às diferenças, sendo, por vezes, objetivado enquanto brincadeiras típicas do cotidiano estudantil; realidade que pode naturalizar o problema, mascarando e inviabilizando o seu enfrentamento. Além disso, os adolescentes demonstraram uma apropriação estruturada da definição do bullying, suas modalidades e consequências, as quais, por seu tempo, demandam suporte aos escolares, apoiando-os no embate deste fenômeno multifacetado através de denúncias. Portanto, evidencia-se que o bullying provoca implicações psicossociais, demandando atenção de novos estudos e intervenções interdisciplinares eficazes.

Palavras-chave : adolescente; violência; representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License