SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Evidências Psicométricas do Questionário de Engajamento em Mídias SociaisAtitudes sobre a Velhice: Infância, Adolescência, Avós e a Intergeracionalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

WENDT, Guilherme Welter  e  KOLLER, Silvia. Problemas de Conduta em Crianças e Adolescentes: Evidências no Brasil. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 129-146. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.3002.

O presente estudo realizou uma revisão sistemática da literatura nacional sobre Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulsos e da Conduta (TDCID) entre crianças e adolescentes brasileiros. Após a consideração dos critérios de inclusão, de exclusão e busca manual nas referências dos artigos, dez estudos foram revisados. Cinco foram do tipo estudo de caso, quatro assumiram a forma de delineamento transversal e apenas um teve o delineamento naturalístico. Dentre os TDCID, o Transtorno de Conduta foi o mais prevalente, tanto em amostras clínicas como não-clínicas. Houve elevada ocorrência de comorbidade entre os TDCID e transtornos afetivos, de aprendizagem e uso de substâncias. Todavia, dado o montante de investigações disponível atualmente, não foi possível descrever, com precisão, acerca dos possíveis fatores desenvolvimentais de mudança e continuidade em relação aos TDCID entre crianças e adolescentes do Brasil. Salienta-se, assim, acerca da necessidade de realização de novos estudos, utilizando múltiplos desenhos de pesquisa, com vistas a melhor caracterizar fatores de risco e de proteção associados aos transtornos avaliados.

Palavras-chave : Transtornos do comportamento infantil; Comportamento Infantil; Saúde da criança; Psicologia do adolescente; Comportamento do Adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License