SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Conduct Problems in Children and Adolescents: Evidence in BrazilSocial Skills Training in the Scholar Context - An Experience Report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

DOS ANJOS, Jussara Soares Marques; GOMES, Lucy; OLIVEIRA, Maria Liz Cunha  and  SILVA, Henrique Salmazo da. Atitudes sobre a Velhice: Infância, Adolescência, Avós e a Intergeracionalidade. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 147-165. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v11i2.2954.

A longevidade humana impõe novos desafios e oportunidades à configuração social e familiar da população brasileira. Intervenções intergeracionais oportunizam espaços de troca, reflexão e discussão de modo a minimizar os conflitos, estimular a convivência e desenvolver atitudes mais favoráveis ou positivas sobre a velhice. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura de artigos científicos de língua portuguesa a respeito das atitudes sobre a velhice em crianças e adolescentes no período de 2012 a 2017, com foco nas atividades intergeracionais e papel dos avós. Foram selecionados 13 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. As atitudes sobre a velhice mostram-se plurais, associando-se a coabitação, arranjo e papéis familiares, conflitos intergeracionais, convivência com as pessoas mais velhas, e condições sóciodemográficas. Apesar da variabilidade dos estudos, a maioria ressaltou o suporte instrumental e emocional dos avós, bem como benefícios das intervenções intergeracionais. Questões metodológicas são ressaltadas, bem como a necessidade de investigar a avosidade masculina e os avós cuidadores.

Keywords : envelhecimento; atitude; criança; avós; relações familiares; relações entre gerações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License