SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Atitudes sobre a Velhice: Infância, Adolescência, Avós e a Intergeracionalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da IMED

versão On-line ISSN 2175-5027

Resumo

PASCHE, Alice Dias et al. Treinamento de Habilidades Sociais no Contexto Escolar - Um Relato de Experiência. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 166-179. ISSN 2175-5027.  http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.2850.

Este relato de experiência descreve uma intervenção baseada no Treinamento de Habilidades Sociais (THS) realizado com crianças do 3° ano do ensino fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul (Brasil). O objetivo do THS foi desenvolver um repertório de comportamentos mais saudáveis entre os alunos, já que as principais queixas da escola referiam-se a problemas de comportamento, comunicação e interação entre os pares, que afetavam o processo de aprendizagem. Participaram 10 crianças (idades entre 7-9 anos). As atividades foram previamente planejadas e tiveram duração de três meses, distribuídos em oito encontros, com frequência semanal, de uma hora e meia cada. As temáticas abordavam a psicoeducação, técnicas de relaxamento muscular e respiração diafragmática, feedback construtivo, role-play, e resolução de problemas. Os resultados demostram que as atividades proporcionaram aos participantes algumas mudanças positivas de comportamento, como o estabelecimento de regras organizadas pelos próprios alunos para um bom convívio, o aprendizado de técnicas de relaxamento e o aprimoramento de habilidades sociais desenvolvidas ao longo das atividades. A intervenção propiciou uma aproximação da Psicologia ao campo escolar, a fim de investir em intervenções nesse contexto, visto que as habilidades sociais são reconhecidas como fator de proteção no desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : Habilidades sociais; intervenção; Psicologia Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License