SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Neuropsychological Bases for the Development of Musical Talent índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

TransFormações em Psicologia (Online)

versão On-line ISSN 2176-106X

Resumo

NASCIMENTO, Leda Souza do; SARUBBI, Maria Renata Menezes  e  SOUZA, Paula Pimenta de. A dimensão subjetiva da desigualdade social: um estudo sobre a dimensão subjetiva da vivência da desigualdade social na cidade de São Paulo.. TransForm. Psicol. (Online) [online]. 2009, vol.2, n.1, pp. 08-37. ISSN 2176-106X.

Este artigo apresenta uma das etapas do estudo sobre a dimensão subjetiva da desigualdade social na cidade de São Paulo, que foi realizada em uma região com o segundo pior índice de exclusão. Visa contribuir com os estudos deste fenômeno, ampliando o espaço da temática da desigualdade no âmbito da Psicologia. A pesquisa, iniciada em 2006 por alunos e professores da PUCSP, é realizada na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica. Para identificar e analisar a dimensão subjetiva presente no fenômeno social da desigualdade, foram realizadas entrevistas com grupos de homens e mulheres, escolhidos em diferentes regiões da cidade de São Paulo, caracterizadas como de maior ou menor desigualdade, conforme o Atlas da Exclusão Social elaborado por Pochmann e Amorim (2003). O estudo já permite afirmar que a desigualdade social tem sido caracterizada também por aspectos subjetivos, que dizem das diferentes maneiras das pessoas se sentirem inseridas em São Paulo.

Palavras-chave : Desigualdade Social; Subjetividade; Psicologia Sócio-Histórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )