SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Operação Ensaio: Por uma estética da resistênciaSobre geração, cuidado e amor: uma compreensão de "Sonata de Outono" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

TransFormações em Psicologia (Online)

versión On-line ISSN 2176-106X

Resumen

SOUZA, Josiane Calixto  y  RUMIN, Cassiano Ricardo. O serviço de atenção à saúde mental aos trabalhadores do sistema prisional. TransForm. Psicol. (Online) [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 00-00. ISSN 2176-106X.

Este trabalho tem o objetivo de discutir a constituição de um modelo de atenção à saúde mental para os trabalhadores do sistema prisional. Ainda, propõe uma estratégia de atenção à saúde mental que se caracteriza pela participação de elementos externos à instituição prisional organizando uma prática psicoterápica de orientação breve e acolhimento à emergências em saúde mental. Para sua realização, utilizou-se a pesquisa-ação que possibilitou a caracterização das relações institucionais. Os resultados indicaram o uso preponderante da cisão, do recalcamento e da denegação como mecanismos defensivos preponderantes do coletivo de trabalho. Ainda, destacou-se a vivência de sofrimento psíquico oriundo da impossibilidade de encontrar a ressonância simbólica na prática profissional em razão da desefetivação da função instituinte. O acolhimento ao sofrimento psíquico permitiu a discussão dos entraves institucionais e a distinção entre a singularidade do sofrimento dos trabalhadores e o aparelhamento de defesas na relação com o trabalho.

Palabras clave : Saúde do Trabalhador; Saúde Mental; Penitenciárias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )