SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2A violência do esclarecimentoO desejo (i)limitado: conflito e satisfação em Hobbes, Freud, Reich e Espinosa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

TransFormações em Psicologia (Online)

On-line version ISSN 2176-106X

Abstract

CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar. Abordagens em Psicologia Social e seu ensino. TransForm. Psicol. (Online) [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 30-53. ISSN 2176-106X.

O objetivo deste artigo é dar subsídios aos estudantes de graduação e pós-graduação a respeito das distintasabordagens em Psicologia Social e apontar algumas críticas ao seu ensino. Para tanto, localizaremos a disciplina dentro do contexto do destacamento das ciências sociais das naturais no fim do século XIX. Em seguida, faremos uma didática apresentação das abordagens mais salientes na disciplina, mostrando quando surgiram e país de origem, a "crise" na Psicologia Social nos anos 1960, para então dissertar a respeito das linhas mais contemporâneas, incluindo aquelas utilizadas na América Latina e Brasil. Por fim, concluímos apontando alguns questionamentos do ensino da disciplina dentro dos cursos de Psicologia no Brasil.

Keywords : Psicologia Social; Ensino; Graduação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )