SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Abordagens em Psicologia Social e seu ensinoOrganizational Behavior Management: Uma análise do Absenteísmo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

TransFormações em Psicologia (Online)

versão On-line ISSN 2176-106X

Resumo

AVILA, Daniel Camparo. O desejo (i)limitado: conflito e satisfação em Hobbes, Freud, Reich e Espinosa. TransForm. Psicol. (Online) [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 54-70. ISSN 2176-106X.

O presente trabalho tem como objetivo discutir se o estatuto da relação entre desejo e objeto é significativa na determinação nas possibilidades ou não da vida comum entre os homens. Para tal, empreende uma breve exposição de considerações de quatro pensadores: Thomas Hobbes, Sigmund Freud, Wilhelm Reich e Benedictus de Espinosa, visando elaborar um plano de pré-ordenação de linhas orientadas no sentido do problema em questão. Encontramos entre os autores inegável coerência na argumentação e demonstração de suas hipóteses indicando uma filiação de conceitos e um diagrama do pensamento do desejo. Concluímos que a relação entre sujeito e objeto opera, no horizonte teórico do desejo limitado ou ilimitado, as condições da sociabilidade ou da tendência agressão que se manifestam no plano empírico da vida. Para eles, a definição da natureza do desejo, tange a própria essência do ser humano, em especial na comparação com as essências dos outros animais sociais.

Palavras-chave : Hobbes, Thomas, 1588 - 1679; Freud, Sigmund, 1856 - 1939; Reich, Wilhelm, 1897-1957; Espinosa, Baruch, 1632-1677; desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )