SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2O desejo (i)limitado: conflito e satisfação em Hobbes, Freud, Reich e Espinosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

TransFormações em Psicologia (Online)

versão On-line ISSN 2176-106X

Resumo

FONSECA JUNIOR, Amilcar Rodrigues et al. Organizational Behavior Management: Uma análise do Absenteísmo. TransForm. Psicol. (Online) [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 71-83. ISSN 2176-106X.

O modelo OBM é conhecido pela aplicação das idéias skinnerianas aos problemas e análises organizacionais. Já o absenteísmo pode ser definido como um número de faltas não programadas em um dado período. O presente texto objetivou analisar o absenteísmo à luz da Análise do Comportamento, consultando o banco de dados de uma empresa de grande porte do interior de São Paulo. Foi analisada a porcentagem de faltas de funcionários de Mão de Obra Direta (MOD) e Mão de Obra Indireta (MOI) no período diurno e noturno. Os principais resultados foram: (a) tanto no período noturno quanto no período diurno, MOD faltaram mais do que MOI; (b) MOD e MOI do período diurno faltaram mais do que MOD e MOI do período noturno; e (c) MOD e MOI, principalmente do período diurno, faltaram mais nos finais de semana. As implicações destes problemas são discutidas.

Palavras-chave : Absenteísmo; Organizational Behavior Management (OBM); Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )