SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1SPEThe effects of Self-Recording on the Generality of Parenting Behaviors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

TransFormações em Psicologia (Online)

On-line version ISSN 2176-106X

Abstract

KUPERMANN, Daniel. Um sonho de final de mestrado ou a transferência e o saber na institucionalização da psicanálise. TransForm. Psicol. (Online) [online]. 2012, vol.4, n.1spe, pp. 119-136. ISSN 2176-106X.

Pretende-se, nesse ensaio, problematizar as relações que se estabelecem ao longo do processo histórico de institucionalização da psicanálise, entre a transferência e o saber. Modus operandi da clínica psicanalítica, a transferência produz efeitos bem mais complexos e de difícil manejo quando instalada no âmbito das instituições psicanalíticas, ou seja, nas relações tecidas entre os psicanalistas e seus pares, mestres, teorias e rituais que compõem o processo de formação psicanalítica - o que o autor ilustra por meio da análise de um sonho referente ao processo de elaboração do seu mestrado. Nesse contexto, assiste-se à produção de sintomas presentes no campo psicanalítico que configuram autênticos núcleos de resistência à própria psicanálise.

Keywords : História da psicanálise; psicanálise - instituição; transferência; saber; sonho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )