SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1D'uma política de transmissão em psicanáliseVisões da carne infinita author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

GUIMARAES, Marisa Siggelkow. A educação, a sublimação e os ideais. Trivium [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 55-67. ISSN 2176-4891.

Neste texto abordo o questionamento que vem sendo feito à educação escolar no que se refere ao seu alto índice de evasão e à sua participação na contenção da violência que se tem presenciado no mundo e na escola. Apresento as orientações da UNESCO (2003) para uma nova educação no século XXI, apontando que esta importante publicação deixa em aberto os fatores psicológicos envolvidos na aprendizagem, no viver juntos e na agressão. Faço uma análise de tais questões deixadas em aberto partindo da premissa da importância que estas possuem do ponto de vista da Psicanálise. Termino apresentando a influência do inconsciente na educação a partir da difícil resposta sobre a existência de uma educação que facilite a sublimação, apontando como caminho a posição de desvelamento dos ideais.

Keywords : Psicanálise; sublimação; educação e ideais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License