SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Visões da carne infinitaEstados-limite e limites da confiança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

SILVA, Paulo José Carvalho da  y  BEER, Paulo Antonio de Campos. Sobre o cinismo em um tempo de identificações irônicas. Trivium [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 84-98. ISSN 2176-4891.

O capitalismo de consumo traz importantes mudanças no modo de socialização e de ordenação do desejo. A busca incessante pela satisfação do desejo é a "ordem do dia", mesmo que este nunca seja satisfeito. Nesse contexto, uma racionalidade cínica parece permear cada vez mais as relações humanas. O objetivo deste artigo é discutir, a partir da Psicanálise lacaniana, o cinismo enquanto modo de socialização, e suas consequências. Trata-se, assim, tanto de uma definição precisa do termo quanto de sua relação com a ideologia, as características privilegiadas no âmbito da identificação e a aparente falência da crítica - decorrente do caráter irônico próprio desse modo de ordenação do gozo.

Palabras clave : cinismo; ideologia; identificação; crítica; gozo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License