SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Políticas públicas, educação para os direitos humanos e diversidade sexualO dinheiro no sintoma e a dívida da dúvida: memórias de uma existência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

LOPES, Rosa Guedes. É inevitável que as mulheres amem demais?. Trivium [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 73-83. ISSN 2176-4891.

O modelo da relação amorosa é a organização pregenital oral em que o objeto é incorporado. Na organização sádico-anal, as pulsões ativa e passiva correspondem às posições de sujeito e de objeto da criança na relação objetal com a mãe. Esta ligação arcaica é o modelo de toda forma de amar, ponto de fixação que orienta a escolha do parceiro sexual. O amor depende da presença do objeto. A perda do objeto causa angústia. Na angústia de castração, diferentemente, o ego é o objeto privilegiado de investimento pulsional. O estudo do narcisismo primário em Freud antecede logicamente o conceito de feminilidade. A lógica do não todo, formalizada por Lacan, elucida essa conexão que se dá na sexuação feminina. Esta conjunção permite compreender que o amor, fundamento do laço sexual e social, em excesso, leva à ruptura e à desinserção.

Palabras clave : Psicanálise; sexualidade feminina; narcisismo; lógica do não todo; feminilidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )